Ninguém sabe se o fruto proibido era uma Maçã
No Jardim do Éden, Eva colhe uma
maçã, tasca-lhe uma dentada e oferece a fruta a Adão, que também mete os
dentes. É assim, segundo o livro do Gênesis, que o primeiro casal criado por
Deus cai em pecado. Mas quem disse que o fruto proibido era uma maçã?
Não há uma única referência a essa
fruta na Bíblia. A versão original do texto só se refere ao “fruto da árvore do
conhecimento do bem e do mal”. “É uma citação genérica”, diz Jacyntho Brandão,
professor de literatura grega da UFMG. “Na Bíblia, usa-se uma palavra genérica
que indica ‘pomo’, sugerindo uma fruta com forma de maçã, mas que também
poderia ser uma pera, um figo ou qualquer outra com esse formato”.
O mito da maçã, segundo Brandão,
foi sendo criado aos poucos, possivelmente por obra dos diversos tradutores da
Bíblia (...). “Ao passar o texto do grego para o latim, eles usaram o termo
“pomum”, que acabaria sendo traduzido como maçã nas línguas modernas. Segundo o
especialista em literatura grega, é provável que isso tenha acontecido porque
maçã sempre foi uma das frutas mais comuns e apreciadas na Europa, “mas não
necessariamente no Oriente Médio, onde foram compilados os textos originais que
deram origem ao Antigo Testamento”, afirma Brandão.
Superinteressante. Ed. Abril.março.
2011.
1. O
texto acima tem como tema:
A) O Gênesis – livro bíblico que trata da criação do
mundo.
B) A forma com que o primeiro casal criado por Deus caiu
em pecado.
C) A
incerteza sobre qual teria sido o fruto dado por Eva a Adão.
D) A inexistência de maçãs no Oriente Médio.
2. Passagens do texto como “...tasca-lhe uma dentada”, revelam que
o autor faz uso de linguagem predominantemente...
A) Científica.
B) Informal.
C) Técnica.
D) Infantil.
QUAL O JEITO CERTO DE ESCOVAR OS DENTES?
GUSTAVO MACHUCA, BELO HORIZONTE – MG
Primeiro, use fio dental para soltar as sujeiras que ficam entre os
dentes. Escovando, você as remove por completo e limpa as outras faces dos
dentes. “Para fazer bem feito, e eliminar placas bacterianas, certifique-se de
que passou as cerdas da escova por todos os dentes”, diz Felipe Arcas,
presidente da Associação Brasileira de Odontologia, região do Vale do Paraíba
(SP). Crie um circuito de escovação que vire rotina e contemple esta sequência:
1. As cerdas da escova devem ser arrastadas da gengiva para a ponta do
dente, num movimento de varredura – faça isso girando seu punho. Comece pela
face interna dos dentes. Depois escove a externa.
2. Passe a escova sobre a base dos dentes – é onde você morde ou tritura
os alimentos – com movimentos de vaivém.
Revista Men’s Health,Ed. Abril.2011.
3. A
finalidade do texto “Qual o jeito certo de escovar os dentes?” é:
A) Orientar
procedimentos.
B) Trazer uma informação inútil.
C) Responder a um questionamento.
D) Advertir as pessoas que sabem escovar os dentes.
Orgulho Brasileiro
Ouros Pátrios
Perguntamos aos leitores qual nosso maior patrimônio,
depois da Gisele Bündchen? Errou quem disse “as mulatas” (14%), ”jeitinho
brasileiro” (13%), o petróleo (10%)... Passou longe quem
disse o “samba” (7%); “o Cristo Redentor” (7%), “a preguiça”(4%),
“o Neymar”
(3%) ou “a feijoada” (3%)... Nosso grande patrimônio, para 31% dos
leitores, é “a água”. O pessoal da MH berrou: “Ei, ficamos em segundo!”
Revista Men’s Health, São Paulo. Ed. Abril. Mar. 2011.
4. A leitura do texto
acima nos permite concluir
que o maior patrimônio brasileiro é:
A) Mulatas.
B) O
jeitinho brasileiro.
C) O
petróleo.
D) Gisele
Bundchen.
“SE NÃO TEM PÃO, QUE COMAM BRIOCHES”
|
A) Glóbulo
duro, brilhante, que se forma nas conchas.
B) Algo, de
grandes qualidades.
C) Frase
inspiradora: sublime.
D) Frase
impensada: gafe.
6. Complete com
o uso dos homônimos: (mal, Mau, mas, mais, por que, porque, por quê, porquê).
A) Não sabemos o_______ de não ter ido.
B)____ _João não foi ao cinema?
C) Compramos carne______ não fizemos o churrasco.
D) Você não foi ao médico _______?
E) Ele passou_______ ontem.
Marque a
sequência correta.
A) Mas, porquê, por quê, mal, mas.
B) Porquê, porquê, porque, mau, mau.
C) Porquê, por que, mas, por quê, mal.
D) Porquê, por que, porquê, por quê, mau.
7) Indique se os termos destacados são
advérbios ou locuções adverbiais, a seguir, classifique-as.
A) De modo nenhum o Estado abandonará a
educação.
B) Para onde vai esta estrada?
C) Sem dúvida, teremos o resultado da
pesquisa em breve.
D) Aquele
secretário está bem mal assessorado!
E) Não te
enganaste, por acaso, ao depositar o
meu dinheiro ontem?
Marque a sequência
correta.
A)Loc. Adv.
de negação, loc.adv. de lugar, loc.adv. de afirmação, loc. Adv. de tempo, adv.
de intensidade, adv. de modo, loc. Adv. de dúvida, adv de tempo.
B) adv. de modo, loc. adv. de dúvida/adv.
de tempo, loc. adv. de negação, loc. adv. de lugar, loc. adv. de afirmação /
loc. adv. de tempo, adv. de intensidade.
C) loc. adv.
de negação, loc. adv. de lugar, loc. adv. De adv. de modo, loc. adv. de
dúvida/adv. de tempo.
D) Loc. adv.
de modo, loc. adv. de dúvida/adv. de tempo, loc. adv. de negação, loc. adv. de
lugar, loc. adv. de afirmação / loc. adv. de tempo, adv. de intensidade.
8. Escreva o radical das
seguintes palavras:
Escovar__________
comam___________
9. Escreva nos espaços
os sufixos das palavras abaixo:
Brasileiro__________ conhecimento_________
jeitinho____________ possivelmente_________
BOA AVALIAÇÃO!
GABARITO:
1- LETRA C| 2- LETRA B| 3- LETRA A| 4- LETRA D| 5- LETRA D| 6- LETRA C| 7- LETRA A| 8- ESCOV| COM| 9- EIRO| INHO| IMENTO| MENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário