terça-feira, 6 de maio de 2014

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COM GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA | GABARITO

                                                    ANÚNCIO DE JOÃO ALVES

                                              Carlos Drummond de Andrade


     Figura o anúncio em um jornal que o amigo me mandou, e está assim  redigido:

     À procura de uma besta - A partir de 6 de outubro do ano cadente, sumiu-me uma besta vermelho-escura com as seguintes características: calçada e ferrada de todos os membros locomotores, um pequeno quisto na base da orelha direita e crina dividida em duas seções em consequência de um golpe, cuja extensão pode alcançar de 4 a 6 centímetros, produzido por um jumento. Essa besta, muito domiciliada nas cercanias deste comércio, é muito mansa e boa de sela, e tudo me induz ao cálculo de que foi roubada, assim terão sido falhas todas as indagações.

1) A palavra negritada no texto é sinônima de:
A) consternações
B) deliberações
C) investigações
D) reabilitações


                                                 PRAIA QUENTINHA
       

     As baleias jubarte moram na Antártida, onde há muito krill, seu prato favorito. Em junho, quando começa o inverno por ali, elas partem para lugares tropicais, como o litoral do Brasil, onde machos e fêmeas se encontram para o namoro. Na volta para casa, muitas fêmeas estão grávidas e passam o tempo comendo para nutrir os filhotes. No próximo inverno, elas viajam de novo para ter bebês nos mares quentes. Depois, mães e filhos nadam para a Antártida juntos.

2) O título do texto antecipa para o leitor que o objetivo desse texto é:
A) Identificar fêmeas grávidas e os filhotes nos mares quentes.
B) Localizar o local onde essas baleias vivem antes de junho.
C) Reconhecer o lugar adequado de acasalamento da jubarte.
D) Relatar a alimentação das baleias jubarte no período do verão.

3) Identifique os pronomes pessoais existentes nas orações dos textos dados e classifique-os:
A) " No próximo inverno, elas viajam de novo para ter bebês nos mares quentes".
______________________
B) " A partir de 6 de outubro do ano cadente, sumiu-me uma besta vermelho-escura com as seguintes..."
______________________
C) " Onde machos e fêmeas se encontram para o namoro."
______________________

4) Marque a opção em que há um substantivo e um adjetivo na oração abaixo:
" Elas partem para lugares tropicais..."
A) Para lugares.
B) Elas partem.
C) Tropicais partem.
D) Lugares tropicais.

5) Segundo às regras de acentuação as palavras dos textos dados ( cálculo| próximo| Antártida)
são devidamente acentuadas pela mesma razão, justifique:
A) Cálculo e próximo são palavras trissílabas e Antártida é polissílaba.
B) Todas são palavras proparoxítonas.
C) Cálculo e próximo são palavras proparoxítonas e Antártida é paroxítona.
D) Todas são palavras paroxítonas terminadas em vogais.

6) Marque (  V  ) ou  (   F   ) nas afirmativas abaixo:
(      ) Pratos| tropicais| grávidas há encontro consonantal.
(      ) Mansa| filhotes há dígrafos.
(      ) Características é uma palavra paroxítona quanto à acentuação gráfica.
(      ) Comércio é uma palavra terminada em ditongo crescente.
(      ) Domiciliada não possui hiato.
(      ) A separação silábica  correta  de baleias é  ba- lei- as.
(      ) Anúncio é uma palavra trissílaba terminada em ditongo decrescente.
(      ) A separação silábica correta de praia é pra-ia.
(      ) As baleias jubarte moram na Antártida. O sujeito é  as baleias e é classificado em simples.
(      ) Está é uma palavra dissílaba e oxítona terminada em a.



                                                                    BONS ESTUDOS!👧👦










GABARITO
1- LETRA C
2 - LETRAC
3A- Elas- pronome pessoal reto
3B- Me- pronome pessoal oblíquo
3C- Se- pronome pessoal oblíquo
4- LETRA D
5- LETRA B
6 (   V   )
   (   V   )
   (   F   )
   (   V   )
   (   F   )
   (   V   )
   (   F   )
   (   F   )
   (   V  )
   (   V  )








                                                             

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DICAS PARA FAZER UMA DISSERTAÇÃO

Para quem vai fazer uma dissertação é importante:👀👦👧


A) Examinar o tema, entendê-lo e relacioná-lo a alguma situação conhecida.
B) Anotar as ideias ( argumentos favoráveis e contrários ).
C) Decidir a posição ( favorável ou contrária ) do tema.
D) Fazer um rol do vocabulário referente ao assunto.
E) Rascunhar a dissertação com rápida introdução dos dados históricos, conhecimentos e opiniões gerais.
F) Apresentar os argumentos.
G) Concluir o texto com a posição dos argumentos que você está defendendo.
H) Revisar a sua dissertação.
I) Eliminar o supérfluo ou ineficaz, como repetições, frases que pouco dizem, portanto, não fazem falta.
J) Rever o seu texto, corrigindo os erros de concordância, regência, pontuação, ortografia e acentuação.
k) Passá-lo a limpo com letra legível, porque nenhum examinador gosta de decifrar a letra.



MODELO DE PLANO DE AULA

                                                    MODELO- PLANO DE AULA


PROFESSOR ( A )_____________________________________________________
DISCIPLINA___________________________BIMESTRE______________________
DATA_____________TURMA_____________TURNO________________________
ANO______________(   )ENSINO FUNDAMENTAL (   )ENSINO MÉDIO (   )OUTRO
ESCOLA__________________________________N° DE AULAS_______________

                                                               CONTEÚDO

EIXO TEMÁTICO______________________________________________________
TEMA_______________________________________________________________
TÓPICO:_____________________________________________________________
DESCRITOR OU HABILIDADE___________________________________________

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
(    ) ATIVIDADES NO QUADRO
(    ) RESUMO ESCRITO
(    ) EXPLICAÇÃO ORAL
(    ) ESQUEMA
(    ) EXERCÍCIOS XEROCADOS
(    ) LIVRO DIDÁTICO                 PÁGINAS______________
(    ) PESQUISA                         TEMA___________________ FONTE__________
(    ) TRABALHO INDIVIDUAL    (     ) TRABALHO EM GRUPO
(    ) LEITURA DE LIVROS LITERÁRIOS
(    ) TEXTOS COMPLEMENTARES
(    ) LEITURA INDIVIDUAL
(    ) LEITURA EM GRUPO
(    ) RESUMO ORAL
(    ) COMENTÁRIO ORAL
(    ) AVALIAÇÃO ORAL
(    ) AVALIAÇÃO ESCRITA
(    ) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
(    ) APRESENTAÇÃO TEATRAL
(    ) OUTROS. QUAIS?_______________________________________
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA:
(    ) TV| VÍDEO| DVD     (    ) DATA SHOW   (    ) MICRO SYSTEM    (    ) SOM| CD
(    ) OUTROS
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
(    ) DIAGNÓSTICA    (    ) INDIVIDUAL   (    ) FORMATIVA| CONTÍNUA
(    ) AVALIAÇÃO FINAL    (    ) VISTOS    (    ) AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
(    ) AVALIAÇÃO BIMESTRAL   (      ) TRABALHO VALORIZADO (    ) COMPORTAMENTO
(    ) PARTICIPAÇÃO

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS:
______________________________________________________________

OBSERVAÇÃO:_________________________________________________

BIBLIOGRAFIA:________________________________________________

_______________________________________________________________
ASSINATURA DO PROFESSOR(  A  )